Metade dos tailandeses teme outro golpe de Estado nos próximos meses

Bangcoc, 12 mai (EFE).- A metade dos tailandeses temem que o Exército protagonize outro golpe de Estado nos próximos seis meses como o de 2006 contra o Governo de Thaksin Shinawatra, segundo uma pesquisa da Universidade Assumption.

EFE |

A pesquisa Abac, divulgada pela imprensa local, mostrou que 55,6% dos entrevistados respondeu que é provável que aconteça outro levante nos próximos seis meses, enquanto 54,6% expressou seu temor que ocorra um incidente violento.

Já 53,6% disse acreditar que o primeiro-ministro, Samak Sundaravej, permaneça no posto sem sofrer nenhum contratempo.

Após 15 meses de Governo militar, a junta decidiu convocar eleições democráticas em dezembro passado, vencidas pelo Partido do Poder do Povo (PPP), liderado por Sundaravej, e composto por aliados do deposto ex-primeiro-ministro.

Shinawatra, inabilitado em 2007 para exercer um cargo público por ter cometido fraude eleitoral no pleito de 2006, decidiu voltar em fevereiro passado depois que o novo Executivo do PPP devolveu seu passaporte diplomático, revocado pelo anterior regime militar.

Ao chegar a seu país, foi detido e posto em liberdade horas depois, após pagar fiança no tribunal onde se declarou inocente de todas as acusações contra si. EFE fmg/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG