Merkel rejeita antecipar as eleições gerais na Alemanha

Berlim, 9 set (EFE) - A chanceler alemã, Angela Merkel, rejeitou hoje a possibilidade de antecipar as eleições gerais, previstas para 27 de setembro de 2009, e expressou a vontade de continuar com a grande coalizão de Governo até o final da legislatura, apesar dos problemas do Partido Social-Democrata (SPD).

EFE |

"Não é justo jogar com o voto dos eleitores e não se deve ameaçar com eleições antecipadas", disse hoje Merkel em entrevista à rede de televisão "RTL".

Questionada sobre se a legislatura chegará ao fim normalmente, Merkel respondeu que acredita que sim, apesar de todas as dificuldades existentes.

A idéia de convocar eleições antecipadas é defendida pelo Partido Liberal (FDP), que tem a esperança de formar Governo com a União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel e relegar o SPD à oposição.

O chefe do FDP, Guido Westerwelle, afirma que as diferenças entre a CDU e o SPD são cada vez mais claras e que os dois partidos se vêem mais como concorrentes em uma campanha eleitoral que como aliados em uma coalizão de Governo.

Tanto a CDU quanto o SPD consideram que a grande coalizão deve terminar em 2009 e, enquanto os democratas-cristãos cogitam uma aliança com o FDP, os social-democratas dariam preferência a um acordo com os Verdes.

No entanto, a força que ganhou o Partido da Esquerda, junto à queda do SPD nas pesquisas dos últimos meses, dificultam que os social-democratas possam alcançar seu objetivo.

Após a renúncia de Kurt Beck e a apresentação de Franz Müntefering como novo presidente da legenda e de Frank-Walter Steinmeier como candidato à Chancelaria, as primeiras pesquisas mostram uma tendência à recuperação dos social-democratas.

No entanto, a desvantagem frente à CDU continua sendo grande e é difícil que Müntefering e Steinmeier consigam unificar o partido, que se encontra no meio de uma luta entre a ala esquerda e um setor de centro. EFE rz/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG