Merkel ratifica compromisso alemão para criação de Estado palestino

Berlim, 6 mai (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, ratificou hoje o compromisso de seu Governo com a existência de dois Estados, um israelense e um palestino, como única solução viável para o conflito do Oriente Médio.

EFE |

"Não há alternativa para a solução de dois Estados", afirmou Merkel, após conversar com o rei da Jordânia Abdullah II durante a visita oficial deste à Alemanha.

Segundo a chanceler, a Alemanha está disposta a dar "sua contribuição positiva" para este fim, enquanto que o monarca afirmou que a questão não é unicamente "um problema de Israel ou dos palestinos", mas de toda a região.

Merkel disse confiar em que, com o novo Governo israelense, será possível uma solução pacífica para o Oriente Médio e que esta deve incluir a fundação de um Estado palestino.

O ministro de Assuntos Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, se reunirá amanhã em Berlim com seu colega israelense, o ultraconservador Avigdor Lieberman.

A visita de Lieberman à capital alemã é parte de sua viagem europeia, que já passou por Roma e Paris e continua ainda hoje em Praga.

Lieberman se opõe à criação do Estado palestino, defende continuar instalando assentamentos judaicos e não crê em um diálogo com a Síria. EFE gc/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG