nervosa com o risco de fracasso nas negociações sobre o clima - Mundo - iG" /

Merkel, nervosa com o risco de fracasso nas negociações sobre o clima

A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou-se nesta terça-feira um pouco nervosa ante o risco de um fracasso na conferência sobre o clima de Copenhague.

AFP |

"Sabemos que é pouco tempo" para chegar a um acordo, declarou a chefe de governo alemã depois de um encontro com o presidente indonésio Susilo Bambang Yudhoyono.

"Não vou esconder que estou um pouco nervosa sobre se vamos conseguir tudo", respondeu a uma questão de um jornalista sobre quais eram suas esperanças de alcançar um acordo destinado a limitar as emissões de CO2 no mundo.

Merkel pediu aos países industrializados e em desenvolvimento uma "contribuição construtiva" para conseguir um acordo. Uma vez mais defendeu a criação de uma agência internacional do meio ambiente como órgão de controle dos resultados de Copenhague.

Agora à tarde estava prevista uma videoconferência entre Merkel e os presidentes americano, Barack Obama, e francês, Nicolas Sarkozy, além do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.

A três dias da chegada dos chefes de Estado, a conferência sobre o clima parece ameaçada pela ausência de objetivos quantificados num novo projeto de acordo mundial.

dlc-pan/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG