Berlim, 26 ago (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, pressionou hoje o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a mostrar mais disposição ao compromisso, em prol de uma solução pacífica para o Oriente Médio, diante da reunião que os dois líderes realizarão amanhã, em Berlim.

Há "boas perspectivas para retomar as negociações", disse Merkel ao canal de televisão "N24", em relação ao estagnado processo do Oriente Médio.

"Vamos fazer o que estiver em nossas mãos para aproveitar esse marco", acrescentou a chanceler, ratificando, em seguida, o compromisso de seu Governo com uma solução baseada em dois Estados, israelense e palestino.

As declarações de Merkel ocorrem diante da reunião que acontecerá amanhã na Chancelaria com Netanyahu, que prosseguiu viagem a Berlim após seu encontro, em Londres, com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

Antes da reunião com a chanceler, o premiê israelense manterá hoje um encontro com o presidente alemão, Horst Köhler, além de outro na quinta-feira com o ministro de Assuntos Exteriores, Frank-Walter Steinmeier. EFE gc/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.