Merkel e Brown anunciam conferência internacional sobre Afeganistão este ano

Uma conferência internacional sobre o Afeganistão será realizada antes do final de 2009 para encorajar os afegãos a assumirem a responsabilidade por seu país, anunciaram a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro britânico Gordon Brown neste domingo em Berlim.

AFP |

Alemanha, Grã-Bretanha e França tomaram a iniciativa de convocar essa conferência, com o apoio dos Estados Unidos, declarou Merkel antes de se reunir em Berlim com Gordon Brown.

O objetivo da conferência é ajudar o Afeganistão a "assumir cada vez mais responsabilidades" e a obter progressos verificáveis nas áreas de segurança, governança e desenvolvimento, acrescentou a chanceler.

A conferência reunirá o próximo governo afegão formado depois das eleições presidenciais, as Nações Unidas, a Otan e os países que atuam no Afeganistão, indicou Brown.

Oito anos depois da intervenção militar no Afeganistão é preciso "reexaminar as táticas dos talebans (...) e teremos que ver como encorajaremos os afegãos para que assumam mais responsabilidades em seus assuntos internos", acrescentou.

Merkel ressaltou que ainda não estava decidido qual seria a sede da reunião. "Ainda estamos discutindo. Mas esta iniciativa mostrará que Alemanha, França e Grã-Bretanha querem alimentar esse processo, e este interesse é compartilhado" pelos Estados Unidos, afirmou a chanceler.

Leia mais sobre Afeganistão

    Leia tudo sobre: afeganistão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG