forte pode fazer frente à crise - Mundo - iG" /

Merkel diz que uma Alemanha forte pode fazer frente à crise

A chanceler alemã Angela Merkel disse hoje que a economia nacional é forte e que confia em poder enfrentar as conseqüências da crise financeira mundial.

AFP |

"As conseqüencias a longo prazo da crise financeira são, hoje em dia, impossíveis de prever, como o são os efeitos sobre nosso crescimento e nosso país", disse Merkel, durante um discurso ao parlamento alemão.

"Mas também digo, nestas horas difíceis, que a Alemanha é forte (...) e estou firmemente convencida de que isso nos ajudará a enfrentar a situação, embora não seja fácil".

Angela Merkel também criticou as medidas unilaterais tomadas pela Irlanda para proteger seus bancos qualificando-as de "inaceitáveis".

"O caminho irlandês não é o correto. Proteger sem coordenação os próprios bancos sem incluir outras instituições internacionais que pagaram impostos na Irlanda durante anos, e presumivelmente, prejudicando a concorrência, é em minha opinião inaceitável", disse Merkel.

A Irlanda prometeu uma garantia total sobre os depósitos bancários pessoais e corporativos de seus seis principais bancos semana passada, apesar de protestos de seus vizinhos de que distorceria concorrência.

pmr/stu/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG