Merkel diz que novo secretário-geral da Otan será eleito durante cúpula

Berlim, 3 abr (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que o novo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) será eleito hoje durante o jantar dos chefes de Estado e Governo da organização na cidade alemã de Baden-Baden.

EFE |

Tal afirmação foi dita hoje por Merkel à emissora de televisão alemã "ZDF", pouco antes da reunião da chanceler com o presidente americano, Barack Obama.

A chefe do Governo alemão destacou que, da mesma forma que muitos outros dirigentes da Otan, deseja que o primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, seja o novo secretário-geral da entidade - atualmente, a posição é ocupada pelo holandês Jaap de Hoop Scheffer.

No entanto, a eleição de Rasmussen para a Secretaria-Geral da Otan, cargo decidido por unanimidade, não é garantido, pois as autoridades da Turquia insistiram hoje em vetar o primeiro-ministro dinamarquês.

A chanceler alemã reagiu com reservas às perguntas sobre o pedido de Obama para que os europeus aumentem seus esforços militares em relação à Otan e se limitou a dizer que a Alemanha já o faz.

Merkel se mostrou convencida de que a cúpula realizada por ocasião do 60º aniversário da Otan resultará em um sinal de aproximação à Rússia e ressaltou que a entidade quer "reforçar" este contato. EFE jcb/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG