Merkel convida europeus para reunião preparatória ao G20

Berlim, 2 fev (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, convidou os chefes de Estado ou de Governo dos países europeus que participaram da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes) em Washington para uma reunião em 22 de fevereiro, em Berlim.

EFE |

Segundo informou hoje o vice-porta-voz do Governo alemão, Thomas Steg, o objetivo da reunião é preparar a próxima cúpula do G20 que será realizada em abril, em Londres.

O porta-voz disse que "a princípio" estão convidados os países europeus que fazem parte do G20, ou seja, Itália, França, Reino Unido e Turquia, além da União Europeia, mas também aqueles que participaram da reunião de Washington, apesar de não fazerem parte do grupo (Espanha, Holanda e República Tcheca).

Merkel tinha anunciado a convocação desta reunião, mas sem datas, na mensagem em vídeo que a Chancelaria divulga todos os sábados.

Em sua mensagem, a chanceler defendeu a criação de uma "arquitetura global de economias sustentáveis", e apostou em que, na reunião de Londres, se consiga estabelecer uma série de regulamentos que impeçam uma nova crise como a atual.

Merkel se referiu à necessidade de criar produtos financeiros transparentes, reforçar as regras para as agências de qualificação de riscos e obrigar os bancos que comercializam produtos de risco a melhorar seu sistema de previsão. EFE gc/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG