inaceitável violência contra manifestantes no Irã - Mundo - iG" /

Merkel considera inaceitável violência contra manifestantes no Irã

Berlim, 28 dez (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, qualificou hoje de inaceitável a violenta atuação das forças de segurança iranianas contra os manifestantes da oposição, e pressionou Teerã a respeitar os direitos civis da população.

EFE |

"Peço ao Irã que cumpra seu dever internacional de respeito aos direitos cívicos e políticos, especialmente à liberdade de expressão, e que não restrinja o direito à manifestação pacífica nem a reprima com violência", disse Merkel, em comunicado enviado pela Chancelaria.

A chefe do Governo alemão pediu também que a cúpula iraniana evite novas escaladas de violência e busque o diálogo político.

Fontes iranianas confirmaram hoje a morte de oito pessoas no domingo em confrontos entre a Polícia e milhares de manifestantes da oposição.

Foi a maior escalada de violência depois das mobilizações de protesto registradas em junho, após as eleições presidenciais das quais Mahmoud Ahmadinejad saiu reeleito e que tanto a comunidade internacional quanto a oposição iraniana qualificaram de fraudulentas.

Entre as pessoas que morreram nos confrontos de domingo estava, segundo a Polícia iraniana, Ali Moussavi, sobrinho do líder opositor Mir Hussein Moussavi. EFE gc-jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG