Merkel apoiará Uribe em luta contra as drogas e reparação a vítimas

Bogotá, 17 mai (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, se comprometeu neste sábado com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, em apoiar programas para a erradicação de cultivos ilícitos e para que as vítimas dos paramilitares possam ser reparadas.

EFE |

A chefe de Governo alemã disse, em entrevista coletiva conjunta com Uribe no Palácio de Nariño (sede presidencial), que seu país cooperará com equipes para que as vítimas dos delitos, especialmente dos esquadrões paramilitares, possam ter justiça.

"Nós da Alemanha queremos apoiá-los e acompanhá-los neste caminho e dizer-lhes que a confiança em uma justiça independente é fundamental e por isso também apoiamos este sistema mediante equipes e formação para esclarecer delitos e permitir que as vítimas obtenham uma reparação", disse Merkel.

Ao pedir ajuda do Governo alemão para combater o narcotráfico, Uribe explicou a Merkel um programa voltado para as famílias, que já tem cerca de 60.000 cadastradas.

O presidente Uribe também disse que essas famílias, que antes estavam semeando coca, agora são "guardiães da floresta", ao mesmo tempo que disse que este ano espera-se que sejam erradicados uns 100.000 hectares de cultivos ilícitos. EFE fer/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG