Os Estados Unidos representam a chave para o fim da crise econômica mundial, afirmou a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que desejou habilidade e boa sorte a Barack Obama poucas horas antes dele se tornar o 44º presidente americano.

"Queremos que tenha habilidade e boa sorte para voltar a colocar em marcha a economia americana, que, enquanto maior economia mundial, constitui a chave para superar a crise", afirmou a dirigente conservadora em uma entrevista à emissora pública de televisão ARD.

A posse de Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, representa "um grande momento para os Estados Unidos" e um "acontecimento sociopolítico", que oferece "muitas oportunidades", destacou Merkel.

Obama provavelmente visitará a Alemanha em 3 de abril, por ocasião de uma reunião da Otan em Baden-Baden, segundo a chanceler, que aposta em uma estreita cooperação com o novo presidente americano.

"Espero que nossa cooperação se caracterize por uma escuta mútua e por decisões tomadas de acordo com o princípio de que um país não pode resolver sozinho os problemas do mundo", completou Merkel, líder do Partido Democrata Cristão (CDU).

Merkel disse ainda esperar que os Estados Unidos, com Obama, "coloquem parte de sua soberania à disposição das organizações internacionais".

pan/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.