Merkel abordará em Tbilisi aplicação do plano europeu de cessar-fogo

Tbilisi, 17 ago (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, abordará hoje a aplicação do plano europeu de cessar-fogo e retirada das tropas em conflito durante uma breve visita à Geórgia.

EFE |

Merkel, que aterrissará em Tbilisi em torno das 14h (7h de Brasília), se reunirá com o presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, e depois ambos darão uma entrevista coletiva conjunta, segundo informou o Ministério de Exteriores georgiano.

Em Tbilisi, Merkel insistirá na necessidade que as tropas russas e georgianas se retirem de suas posições iniciais, e em que o cessar-fogo seja "durável".

Além disso, também tratará com Saakashvili sobre o futuro status das duas regiões separatistas da Abkházia e Ossétia do Sul, dentro das margens permitidas pelo direito internacional.

Em sua reunião na sexta-feira com o presidente russo, Dmitri Medvedev, no balneário russo de Sochi (Mar Negro), Merkel criticou o uso "desproporcional" da força da Rússia na Geórgia e deu prazo a Moscou para respeitar a integridade territorial de seu país vizinho.

EFE mv-io/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG