à ordem constitucional de Honduras - Mundo - iG" /

Mercosul reitera apoio à ordem constitucional de Honduras

Assunção, 26 jun (EFE).- O Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, expressou hoje seu respaldo à ordem constitucional de Honduras e pediu às forças políticas e sociais do país para preservar o Estado de direito.

EFE |

"Os Governos dos países-membros do Mercosul e Estados Associados expressam seu pleno e decidido respaldo à ordem institucional da República de Honduras", afirma um comunicado da Chancelaria paraguaia, cujo país exerce a Presidência semestral do bloco.

O texto expressa a preocupação do Mercosul, que tem como países associados Bolívia e Chile e a Venezuela em processo de adesão plena, e faz um apelo "a todas as forças políticas e sociais para que contribuam à governabilidade democrática, através do estabelecimento de um imediato processo de diálogo e concertação".

Honduras enfrenta uma crise política devido à decisão do presidente, Manuel Zelaya, de destituir o comandante das Forças Armadas, Romeo Vásquez, e de realizar este domingo uma consulta para a eventual instalação de uma Assembleia Constituinte, apesar de várias instituições do Estado a considerarem ilegal. EFE lb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG