fofo, inútil e oneroso , diz jornal paraguaio - Mundo - iG" /

Mercosul é um organismo fofo, inútil e oneroso , diz jornal paraguaio

Assunção, 24 jul (EFE).- O Mercosul é um bloco fofo, inútil e oneroso 18 anos após sua fundação, opina hoje um influente jornal paraguaio, que critica duramente os maiores membros do grupo, o Brasil e a Argentina, e a incorporação da Venezuela.

EFE |

"Nada de importante apresentou à economia de nosso país este simulacro de integração, já que o Paraguai só recebeu maus-tratos, humilhações e postergações de todo tipo em seu contexto, principalmente por parte dos considerados membros maiores, Brasil e Argentina", ressalta o editorial do jornal "Abc Color".

Acrescenta que esses países mostraram não ter interesse de moldar na realidade os princípios fundamentais do tratado, que "violam de forma permanente sem sequer pretender guardar as formas".

O bloco, formado também pelo Uruguai, "continuará, como sempre, com sua marcha trôpega, cada vez mais gordo, fofo, inútil e oneroso, com a criação de novas instituições igualmente inservíveis e inúteis como o Instituto Social do Mercosul", acrescenta, em alusão a essa entidade inaugurada na quinta-feira e impulsionada pelo Paraguai.

Entre as restrições comerciais, o jornal cita como exemplos "os já inveterados impedimentos para a entrada de nossos produtos agrícolas no mercado argentino ou sequer para o trânsito por seu território, ou a proibição para vender pneus remanufaturados no enorme mercado do Brasil".

Também questiona o lema "Mercosul do povo" impulsionado pela Presidência semestral do Governo de Fernando Lugo.

Além disso, pergunta como Lugo pretende chegar a essa meta "se nem pelo menos se preocupou em adotar uma atitude firme para que se cumpra o postulado principal da criação do bloco, que é a livre circulação de bens, serviços e pessoas dentro dos países que o integram".

Sobre a incorporação da Venezuela, o "Abc Color" considera que "antes que oferecer para o fortalecimento do bloco, não fez mais que contaminá-lo com condimentos ideológicos e criar conflitos (...) entre Hugo Chávez e parlamentares brasileiros perante o tratamento denigritório do 'bufonesco' presidente venezuelano a esses legisladores".

O jornal paraguaio ressalta também que a nova cúpula do Mercosul, realizada em Assunção, "não será mais do que outro evento custoso, incômodo e inservível para os países, neste caso, com mais prejuízo para o nosso". EFE lb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG