Mercosul diz ter interesse em retomar negociação para associação com a UE

Tucumán (Argentina), 1º jul (EFE).- O Mercosul expressou hoje seu interesse em retomar as negociações com a União Européia (UE) para uma associação, mas reiterou que o acordo deve ser equilibrado em matéria comercial.

EFE |

Na declaração final da cúpula realizada na cidade argentina de Tucumán, o bloco reiterou seu "interesse em retomar, tão logo as condições permitam, negociações que - baseadas no extenso trabalho já realizado - permitam o alcance de um acordo ambicioso e equilibrado".

O Mercosul, que tem Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai como membros fundadores, negocia desde 1999 um acordo de associação política e comercial com a UE, mas as partes não conseguem chegar a um consenso nas áreas de serviços e de comércio de bens agrícolas e industriais.

No documento final do encontro, o bloco também reafirma "a importância de haver avanços em ações específicas no âmbito do diálogo político e da cooperação entre as duas regiões, para que melhore o entendimento mútuo em temas cuja preocupação é compartilhada". EFE nk/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG