Mensagem do Papa diz que não há paz num mundo ecologicamente devastado

O Papa Bento XVI pediu aos católicos que protejam o meio ambiente para que se obtenha a paz no mundo, numa mensagem que será divulgada em 1o. de janeiro de 2010, no Dia Mundial da Paz.

AFP |

"Se quiser cultivar a paz, proteja a criação", foi o lema escolhido pelo Papa para sua mensagem anual que será lida em todas as paróquias do mundo no primeiro dia do ano.

O tema escolhido pelo Papa visa a "pedir uma tomada de consciência sobre o estreito laço existente em nosso mundo globalizado e inter-relacionado entre a salvaguarda da criação e o cultivo do bem da paz", indicou o comunicado do Vaticano.

"Se a família humana não enfrentar os novos desafios com um renovado sentido de justiça social e solidariedade internacional, corre-se o risco de semear a violência entre os povos e entre as gerações presentes e futuras", afirma o pontífice em sua mensagem, que menciona os desafios atuais em relaçao ao ambiente natural do homem, como o uso dos recursos, as mudanças climáticas, a aplicação e o o uso da biotecnologia e o crescimento demográfico.

Como escreveu em sua terceira encíclica, a "Caritas in veritate", recentemente divulgada, o Papa considera um "deber, comum e universal", respeitar o bem coletivo destinado a todos.

kv/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG