competição entre gerações, diz estudo - Mundo - iG" /

Menopausa evita competição entre gerações, diz estudo

Cientistas britânicos sugeriram que as mulheres entram na menopausa para evitar competir em termos reprodutivos com a geração seguinte. Em um ambiente marcado pela escassez de alimentos, a seleção natural beneficiou as crias da mulher mais nova, fazendo com que as mais velhas perdessem a capacidade de procriar, eles afirmam, em um estudo publicado nesta terça-feira na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

BBC Brasil |

O artigo enfatiza os "custos" existentes quando várias fêmeas de um mesmo grupo social procriam ao mesmo tempo. "Humanos compartilham os alimentos em um grau sem equivalentes entre outros primatas, tanto dentro quanto fora das famílias ", diz o estudo.

Neste ambiente de competitividade e escassez de alimentos, as fêmeas mais jovens acabaram "preferindo" apostar em seus próprios filhos - que carregam sua carga genética - a ajudar as fêmeas mais velhas a criar os seus, argumentaram os cientistas.

Com o tempo, isto levou à perda da capacidade reprodutiva das "avós", em favor das gerações mais jovens.

Seleção
Estima-se que a menopausa apareceu nas fêmeas humanas entre 50 mil e 300 mil anos atrás. Mas a fase é incomum em outros animais - elefantes podem reproduzir aos 60 anos, e baleias, aos 90, por exemplo.

O que intriga os cientistas é que, segundo as clássicas teorias da evolução, o mecanismo de seleção natural não permitiria a sobrevivência de fêmeas com idade acima da fase reprodutiva.

Entretanto, mesmo em sociedades sem acesso à medicina moderna, as mulheres vivem muito além da idade em que atingem a menopausa.

Teorias anteriores argumentam que a perda da capacidade de reproduzir permite que as mulheres ajudem a criar os filhos da geração seguinte.

Agora, os cientistas propõem que este processo tem uma finalidade adicional: minimizar a "competição reprodutiva" em um ambiente de escassez de recursos.

"Embora as mães humanas possam sobreviver pela maior parte da vida de suas filhas, elas continuarão a reproduzir no máximo por uma pequena fração da vida reprodutiva de suas filhas", eles notaram.

Segundo eles, mulheres ao redor do mundo normalmente têm filhos entre 19 e 38 anos e, na maioria das vezes, encerram sua vida reprodutiva poucos anos após se tornarem avós.

    Leia tudo sobre: menopausa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG