Uma menina britânica de cinco anos se tornou a primeira do país a receber dois órgãos para transplante de ambos os pais. Jasmine Mirza já havia recebido 30% do fígado de seu pai em 2005 e agora está se recuperando após receber um dos rins de sua mãe.

A menina havia sido diagnosticada com falência do fígado aos sete meses de idade. Em 2007, seus rins começaram a apresentar problemas. Segundo a mãe da menina, Cathie Locke, o transplante deu à filha "sua vida de volta".

Jasmine disse ter se sentido "muito especial" por ter recebido as doações do pai e da mãe. "Para mim, não estava preocupada com a questão da operação em si", disse a mãe da menina. "Ao longo disso tudo a saúde de Jasmine tem sido minha principal prioridade."

Ela diz esperar que a filha leve uma vida normal daqui para a frente. "Espero que ela já tenha tido seus altos e baixos na vida logo cedo e que daqui para a frente isso tenha terminado", diz.

O pai de Jasmine, Sohrab Mirza, de 38 anos, havia doado 30% de seu fígado para a filha em 2005. Desde então, seu fígado já se regenerou e o tecido doado cresceu para formar um novo fígado na filha.

Quando Jasmine começou a ter problemas renais, em 2007, Sohrab se ofereceu novamente para doar o órgão à filha, mas não foi considerado apto a doar o rim.

Cathie, de 33 anos, se ofereceu então para doar o rim à filha. A operação foi feita em outubro e desde então Jasmine se recuperou a ponto de poder retornar à escola.

Os médicos responsáveis pelas operações disseram não ter notícia de outro caso envolvendo uma criança recebendo órgãos de ambos os pais.


Leia mais sobre doação de órgãos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.