Down Under - Mundo - iG" /

Men at Work é condenada por plagio pela canção Down Under

Sydney (Austrália), 4 fev (EFE).- Um tribunal de justiça de Sydney declarou hoje que a música Down Under, da banda australiana Men at Work, foi plagiada em parte de uma popular canção folk composta em 1934.

EFE |

O magistrado do Tribunal Federal informou que há um grau de similaridades entre "Kookaburra" e "Down Under" o que leva a concluir que houve uma reprodução.

"Kookaburra sits in the old gum tree" foi escrita pela professora Marion Sinclair há 76 anos.

"Down Under" dominou as paradas músicas na Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, e se transformou em uma espécie de hino nacional para os australianos, tanqo que a canção foi escolhida para a cerimônia do encerramento dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

O juiz ordenou que as partes envolvidas na negociação de compensação decidam se também devem pagar, além das fonográficas, Colin Hay e Ron Strykert, integrantes do Men at Work, a apresentar-se no novo julgamento em 25 de fevereiro.

A companhia que está movendo a ação, Larrikin Music, calculou que a indenização oscilará entre 40% e 60% dos lucros obtidos pela Sony BMG Music Entertainment e EMI Songs Austrália.

Colin Hay e o guitarrista Ron Strykert se conheceram em 1978 e decidiram montar um duo acústico para tocar em Melbourne, ao que em breve se uniu o baterista Jerry Speiser.

Em meados de 1979, o tecladista Greg Sneddon passou alguns meses com a banda, mas não convenceu e foi substituído por Greg Ham.

Só faltava a incorporação do baixista John Rees para que nascesse o Men at Work e a edição de seu primeiro LP: "Keypunch Operator", que no lado B trazia a primeira versão de "Down Under".

Em 1982, a banda lançou o "Business us Usual", que varreu na Austrália, os Estados Unidos e o Reino Unido, e em 1983, o álbum "Cargo", no mesmo ano em que banda ganhou o Grammy de melhor artista iniciante.

Speiser e Rees abandonam o grupo, anunciando a dissolução do Men at Work. No ano de 1985, Hay, Strykert e Ham gravaram o último álbum, "Two Hearts". EFE mg/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG