Memorando revela que Blair ajudou Murdoch em investigação da CE

LONDRES - Um memorando até agora secreto de Downing Street revela como o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair ajudou o magnata dos meios de comunicação Rupert Murdoch a superar uma investigação da Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) que ameaçava um de seus negócios.

EFE |

Segundo o memorando, sobre o qual informa neste domingo o jornal "The Guardian", Murdoch esteve com Blair em janeiro de 1998 para se queixar de uma investigação da CE em torno da emissora "BSkyB", de sua propriedade, que estava prejudicando seus interesses.

A "BSkyB" tinha desenvolvido com outras empresas um sistema interativo que permitia às pessoas fazerem compras e movimentar dinheiro pela televisão, e a investigação feita pelo então comissário de Concorrência da UE, Karel van Miert, estava custando dinheiro a Murdoch.

Segundo o memorando, o magnata se queixava que as objeções apresentadas pela CE estavam atrasando um projeto no qual a Sky estava investindo 800 milhões de libras .

O memorando diz que Blair, que estava a menos de um ano no poder, apoiou Murdoch com o argumento de que era muito importante o Reino Unido estar na "vanguarda do desenvolvimento de um produto desse tipo".

O ex-primeiro-ministro imaginava uma futura Europa dominada por quatro ou cinco empresas de comunicação, entre elas a Sky, que concorreriam entre si sem se importar com as fronteiras e sem os impedimentos de uma "excessiva regulação da CE".

Um ano depois daquela reunião entre Blair e Murdoch, o comissário de Concorrência deu sinal verde, mas com restrições, ao projeto da Sky.

O serviço, batizado de British Interactive Broadcasting, fracassou em 2001, já que as pessoas acreditavam ser mais fácil fazer suas compras pela internet.

Segundo o "Guardian", a reunião entre o então primeiro-ministro e Murdoch aconteceu um ano depois que um dos jornais do empresário, o tablóide "The Sun", decidiu apoiar o trabalhismo de Blair em detrimento dos conservadores.

    Leia tudo sobre: blair

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG