Membro do alto escalão dos EUA visita Bolívia

La Paz, 20 mai (EFE).- O secretário adjunto de Estado americano para o Hemisfério Ocidental, Thomas Shannon, afirmou hoje que sua visita de dois dias à Bolívia servirá para criar uma nova direção nas relações entre o país sul-americano e os Estados Unidos.

EFE |

Shannon chegou ao aeroporto de La Paz às 5h30 locais (6h30 de Brasília) junto com a administradora adjunta da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID, em inglês), Debbie Kennedy-Iraheta, e o vice-secretário adjunto principal para Assuntos Internacionais sobre Drogas, William McGlynn.

"Temos dois dias de trabalho à frente. Acho que vamos sair com resultados importantes e esperamos um diálogo muito frutífero", disse Shannon a jornalistas.

A visita do secretário adjunto é a primeira de um alto funcionário dos EUA a La Paz desde a expulsão do embaixador americano Philip Goldberg em setembro do ano passado.

À época, Morales acusou Goldberg de conspirar contra ele junto com a oposição conservadora da Bolívia, algo que os EUA sempre rejeitaram.

Shannon realizará hoje reuniões particulares e terá um encontro com o ministro das Relações Exteriores boliviano, David Choquehuanca.

Amanhã, o secretário adjunto se reunirá com Morales e, por fim, deve conceder uma entrevista coletiva junto com Choquehuanca. EFE ja/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG