novo nome que a OMS deu à gripe suína), informou nesta quinta-feira o porta-voz Casa Branca, Robert Gibbs." / novo nome que a OMS deu à gripe suína), informou nesta quinta-feira o porta-voz Casa Branca, Robert Gibbs." /

Membro da comitiva de Obama apresenta sintomas da gripe A H1N1

WASHINGTON - Um funcionário que fez parte da comitiva do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante sua recente visita ao México, apresentou sintomas de gripe A H1N1 (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_topnovo nome que a OMS deu à gripe suína), informou nesta quinta-feira o porta-voz Casa Branca, Robert Gibbs.

Redação com EFE |


Clique aqui para ver o infográfico


Em entrevista, Gibbs afirmou que membros da família do funcionário tiveram resultados positivos em testes de gripe, mas, por enquanto, não foi confirmado se era da variante H1N1. Os parentes, explicou o porta-voz, apenas desenvolveram "sintomas leves".

Segundo Gibbs, o homem não chegou a estar suficientemente perto de Obama para ter gerado risco de contágio, caso realmente seja portador da doença. O funcionário, cuja identidade não foi revelada, não voou no avião presidencial Air Force One.

Ainda de acordo com Gibbs, ele participou do jantar de trabalho de Obama com legisladores mexicanos no Museu Nacional de Arqueologia, mas esteve sempre a mais de dois metros do presidente. Os demais integrantes da comitiva de Obama estão fazendo exames para determinar se teriam sido afetados, explicou o porta-voz.

Até o momento, foram confirmados 109 casos da variante da gripe nos Estados Unidos, onde, na quarta-feira, um bebê mexicano de 23 meses morreu em Houston, a primeira morte fora das fronteiras do México por causa da doença.

Leia também

Entenda a gripe suína

Gripe suína no Brasil

Gripe suína e a economia

Leia mais sobre: gripe A

    Leia tudo sobre: gripe a

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG