Medvedev se reunirá com Obama na próxima semana em visita aos EUA

Moscou, 18 set (EFE).- O presidente russo, Dmitri Medvedev, se reunirá em 23 de setembro com o líder americano, Barack Obama, durante sua primeira visita aos Estados Unidos, anunciou hoje o Kremlin.

EFE |

Medvedev se reunirá com Obama em 23 de setembro dentro da 64ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, após a qual viajará à cidade de Pittsburg (Pensilvânia) para assistir à cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes), em 24 e 25 de setembro.

"O tempo é bastante limitado, é só uma hora, e isso não dá para abranger todos os temas", afirmou Serguei Prikhodko, assessor do Kremlin.

Entre os temas que poderão ser abordados, segundo o funcionário, não está o andamento das negociações para a assinatura de um novo acordo de desarmamento nuclear que substitua o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start), que expira em dezembro.

"Queríamos examinar brevemente os resultados dos trabalhos sobre desarmamento desde a última reunião entre os dois presidentes - em julho, em Moscou - e também trocar opiniões sobre as questões mais atuais", disse.

O Kremlin expressou recentemente sua confiança em que a reunião entre os dois líderes servisse para superar os recentes desacordos sobre desarmamento estratégico.

O líder russo se propõe a abordar durante esses 60 minutos temas como a luta contra o terrorismo, o conflito no Oriente Médio, a situação no Afeganistão e as crises nucleares do Irã e da Coreia do Norte.

Prikhodko não mencionou se os líderes russo e americano falarão sobre o anúncio realizado ontem por Obama sobre a renuncia aos planos americanos de posicionar o escudo antimísseis na Polônia e na República Tcheca. EFE io/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG