Medvedev se reunirá com Ban Ki-moon em conferência sobre Afeganistão

Moscou, 24 mar (EFE).- O presidente russo, Dmitri Medvedev, se reunirá na sexta-feira, em Moscou, com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, informou hoje o Kremlin, em comunicado.

EFE |

A reunião acontecerá dentro da conferência internacional sobre o Afeganistão organizada pela Organização de Cooperação de Xangai (SCO), que reúne Rússia, China e quatro repúblicas centro-asiáticas.

O fórum, convocado pelo Kremlin, abordará o impacto do conflito afegão nos países da região e as possíveis vias para estabilizar a situação na área.

Tanto Rússia quanto os outros membros da SCO, conhecida como "Otan oriental", consideram que o Afeganistão continua sendo um "barril de pólvora" e que a guerra lançada pelos Estados Unidos em 2001 apenas agravou a instabilidade na Ásia Central.

Além disso, consideram que a coalizão aliada que combate os talibãs não presta atenção necessária a assuntos como o tráfico de drogas, apesar de a Rússia e as repúblicas centro-asiáticas terem se transformado no principal corredor utilizado pelos barões da droga afegã para exportá-la à Europa.

A SCO também convidou os Estados Unidos para assistir ao fórum e o país estará representado em Moscou pelo subsecretário de Estado americano, Patrick Moon. EFE io/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG