A bola está no telhado dos europeus - Mundo - iG" /

Medvedev: A bola está no telhado dos europeus

Paris, 26 ago (EFE).- O presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmou hoje que a bola está no telhado dos europeus, e que se estes querem a degradação de suas relações com a Rússia, a terão.

EFE |

"Mas se querem salvaguardar as relações estratégicas, o que, a meu ver, responde totalmente aos interesses da Rússia e da Europa, tudo irá bem", afirmou o presidente, em entrevista à televisão francesa "LCI" de Sochi.

Perguntado sobre um possível retorno da Guerra Fria, Medvedev respondeu que não o deseja, e que a Guerra Fria "só trouxe desgraças à humanidade".

"Por isso, faremos tudo o que está a nosso alcance para evitá-la", disse, acrescentando que "nesta situação, a bola está no telhado dos europeus".

A União Européia (UE) "condenou com firmeza" o reconhecimento russo da independência das regiões separatistas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul.

"A decisão russa é contrária aos princípios de independência, soberania e integridade territorial da Geórgia, reconhecidos pela Carta das Nações Unidas, pela ata final da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce) e pelas resoluções pertinentes do Conselho de Segurança", afirmou a Presidência francesa da UE em comunicado.

O presidente francês e da UE, Nicolas Sarkozy, convocou uma cúpula extraordinária dos líderes da União para a próxima segunda-feira em Bruxelas para tratar da crise na Geórgia e do futuro das relações da UE com a Rússia.

O ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, disse hoje que os 27 países que fazem parte da UE terão que adotar uma "atitude comum" frente ao problema.

Perguntado sobre os meios de pressão sobre a Rússia, Kouchner indicou que lhe pareceria "muito mais eficaz se houvesse propostas americanas de represálias", em órgãos como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Otan. EFE al/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG