Medvedev promete cooperar com Afeganistão e deve visitar o país

Dushanbe, 28 ago (EFE).- O chefe de Estado russo, Dmitri Medvedev, expressou hoje ao presidente afegão, Hamid Karzai, a disposição da Rússia em cooperar com o Afeganistão e aceitou fazer uma visita a Cabul.

EFE |

Medvedev se reuniu com Karzai após a cúpula em Dushanbe da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), integrada por China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão. No encontro, Afeganistão, Irã, Índia e Paquistão participaram como observadores.

Ambos os governantes "falaram detalhadamente sobre a luta contra as ameaças terroristas", e Karzai pediu que a Rússia continue seus "esforços" neste âmbito, informou após a reunião o assessor de Medvedev para assuntos internacionais, Serguei Prikhodko.

Por sua parte, o líder russo destacou que o Afeganistão enfrenta "desafios universais" e ofereceu a Karzai a cooperação de seu país "em assuntos tanto internacionais como bilaterais".

"Acho que podemos abrir uma nova página no desenvolvimento das relações russo-afegãs" disse o chefe do Kremlin a Karzai.

A cooperação de Moscou é crucial para a campanha afegã da Oraganização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Em abril, a Rússia assinou um acordo com a aliança para facilitar o trânsito em seu território de material civil e militar com destino à missão da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) no Afeganistão.

A Rússia, com o esfriamento de suas relações com a Otan após o conflito bélico com a Geórgia, ameaçou congelar essa cooperação com os países aliados no Afeganistão. EFE gln/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG