Medvedev pede que Olmert encerre operação em Gaza

Moscou, 4 jan (EFE).- O presidente russo, Dmitri Medvedev, pediu hoje a seu colega israelense, Ehud Olmert, que encerre o mais rápido possível a ofensiva terrestre lançada ontem à Faixa de Gaza.

EFE |

Em comunicado, o Kremlin diz que foi Olmert quem ligou para o presidente russo a fim de expor a posição de seu país e trocar opiniões com Medvedev "sobre a situação em Gaza por causa das ações militares".

"O presidente russo expressou sua extrema preocupação por ocasião das numerosas vítimas entre a população civil e pela grave situação humanitária em Gaza e ressaltou a importância e a urgência do cessar-fogo", assinala a nota oficial.

Medvedev disse que a Rússia respaldará os esforços internacionais para normalizar a situação na região no Conselho de Segurança da ONU e do Quarteto de mediadores para o Oriente Médio, que integra junto com EUA, Nações Unidas e União Européia.

O vice-ministro de Relações Exteriores russo e representante especial do Kremlin para o Oriente Médio, Aleksandr Saltanov, partiu hoje para essa região onde fará negociações com dirigentes de Israel, Autoridade Nacional Palestina e Síria.

A Rússia é o único membro do Quarteto de mediadores para o Oriente Médio que não considera o Hamas uma organização terrorista.

EFE se/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG