Medvedev faz voo de meia hora em caça supersônico russo

MOSCOU - O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, voou neste sábado por meia hora no caça-bombardeiro supersônico Su-34, cuja velocidade pode chegar a quase 2.000 km/h.

EFE |

"A sensação é fantástica. Não dá para explicar com palavras. Pensei que fosse ser mais difícil", declarou Medvedev depois de sair do avião, segundo a agência "Interfax".

O chefe do Kremlin disse que, nos 30 minutos de voo, o piloto virou duas vezes o avião de cabeça para baixo. "Isso é outra história, mas a sensação também é muito agradável", acrescentou.

O Su-34 foi pilotado pelo chefe de treinamento de combate do Centro de Preparação da Força Aérea da Rússia, Yuri Gritsaenko.

O caça supersônico é um aparelho de quarta geração, capaz de alcançar 17 mil metros de altitude e de voar com uma velocidade máxima de 1.900 km/h a 11 mil metros de altura.

O primeiro voo de teste do Su-34, cuja principal missão é destruir instalações terrestres do inimigo com bombas e mísseis ar-terra, foi feito em 1993.

Segundo os projetistas do jato, que o chamam de "avião do século XXI", apenas o caça tático americano F-15E, em serviço desde 1988, é capaz de competir com o aparelho russo.

Leia mais sobre: Medvedev

    Leia tudo sobre: medvédev

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG