Medvedev espera que Obama opte por relações plenas com Moscou

Moscou, 5 nov (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, mostrou hoje sua esperança de que a nova Administração nos Estados Unidos reforce as relações com Moscou.

EFE |

"Esperamos que nossos parceiros - a nova Administração dos Estados Unidos - optem por manter relações plenas com a Rússia", disse Medvedev, ao pronunciar sua mensagem anual sobre o estado da nação perante o Parlamento em plenário, reunido no Kremlin, e que durou 1 hora e 25 minutos.

O chefe do Estado russo ressaltou que "o progresso na cooperação russo-americana tem uma importância-chave".

"Não é um segredo que muitos Estados se orientam de acordo com o vento nas relações entre Rússia e Estados Unidos. Sim, atualmente estas relações não vivem o melhor momento", reconheceu.

Declarou que a Rússia também tem queixas sobre a política dos EUA, entre elas "algumas de tipo moral".

"Mas destaco: não temos problema algum com o povo americano, não padecemos de antiamericanismo inato", disse.

Segundo Medvedev, "no desenvolvimento da situação internacional dos últimos anos, se somaram várias tendências negativas".

"As respostas às novas ameaças só podem ser encontradas com um esforço coletivo, e justamente por isso defendemos uma reforma pensada da ONU", disse.

Na opinião do chefe de Estado russo, "para isso, é necessário empreender medidas para o desenvolvimento de um regime internacional de controle do armamento".

Acrescentou que, neste assunto, a interação entre Moscou e Washington "é de primordial importância". EFE egw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG