Medvedev e Obama querem aproveitar potencial de relações bilaterais

Moscou, 26 jan (EFE).- Os presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e dos Estados Unidos, Barack Obama, defenderam hoje o melhor aproveitamento do potencial das relações bilaterais, e também abordaram a situação no Oriente Médio e Afeganistão.

EFE |

"As duas partes destacaram sua disposição em deixar os problemas de lado para aproveitar o potencial das relações entre Rússia e EUA", informou a televisão russa, que citou um comunicado do Kremlin.

Durante uma conversa por telefone, Medvedev parabenizou o governante americano por sua posse, que aconteceu em 20 de janeiro.

Os presidentes também assinalaram que o dois países têm desafios comuns para enfrentar, como a crise financeira mundial, a luta contra a proliferação de armas de destruição em massa e o terrorismo.

"Também expressaram a importância de controlar as crises no Oriente Médio e Afeganistão", e manifestaram "o desejo mútuo de realizar uma reunião em breve".

No final de 2008, Medvedev expressou sua confiança em que as relações com os Estados Unidos serão muito mais sólidas com Obama na Casa Branca.

Medvedev se reuniu em três ocasiões com o ex-presidente americano George W. Bush, a última durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru, em novembro do ano passado.

EFE io/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG