Medvedev e Obama assinarão acordo sobre desarmamento nuclear em Moscou

MOSCOU - Os presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e Estados Unidos, Barack Obama, assinarão na próxima semana em Moscou um acordo sobre desarmamento nuclear, anunciou nesta sexta-feira Serguei Prikhodko, assessor do Kremlin para Assuntos Internacionais.

Redação com agências internacionais |

"Este será um acordo marco. Evidentemente, conterá números e volumes. Será politicamente vinculativo, mas não terá um caráter jurídico", disse Prikhodko, segundo as agências russas.


Vendedor aproveita visita de Obama para vender bonecas tradicionais com imagens dos presidentes / AP

Em relação ao corte dos arsenais que deverá estabelecer o novo acordo de desarmamento, o funcionário do Kremlin ressaltou que "o número de ogivas nucleares será menor do que 1,7 mil, enquanto no que diz respeito aos portadores, as conversas continuam".

Além disso, explicou que a Rússia mantém sua postura de envolver a assinatura do novo acordo que substitua o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start) com os planos americanos de desdobrar um escudo antimísseis na Europa, ao qual Moscou se opõe.

As conversas de desarmamento, anunciadas por ambos os presidentes em sua primeira reunião de abril passado em Londres, não produziram por enquanto resultados concretos, segundo informaram hoje fontes ligadas às negociações.

Por outro lado, também serão assinados acordos de cooperação militar e sobre o trânsito de mercadorias militares norte-americanas com destino ao Afeganistão.

* Com AP e EFE

Leia também:

Leia mais sobre Obama na Rússia

    Leia tudo sobre: medvédevobamarússia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG