Medvedev e Brown decidem se reunir durante cúpula do G8 em Hokkaido

Moscou, 11 mai (EFE).- O novo presidente russo, Dmitri Medvedev, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, decidiram hoje se reunir durante a cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais industrializados e a Rússia) que acontecerá em julho, na ilha japonesa de Hokkaido.

EFE |

Durante a conversa por telefone, por iniciativa britânica, Brown felicitou Medvedev por sua posse, informou o Kremlin em comunicado.

Além disso, os dois dirigentes defenderam intensificar as relações bilaterais, que vivem seu pior momento desde a queda da União Soviética.

Em janeiro passado, a Rússia ordenou o fechamento das filiais do British Council em São Petersburgo e em Yekaterinburgo com o argumento de que não existia uma norma legal que regulasse seu funcionamento.

Esta disputa foi o último episódio das tensas relações entre a Rússia e o Reino Unido desde o assassinato em Londres, em 2006, do ex-espião russo e cidadão britânico Alexander Litvinenko.

As autoridades britânicas pedem a extradição do empresário russo Andrei Lugovoi, principal suspeito do assassinato, mas Moscou se nega a extraditá-lo, alegando que sua Constituição o impede.

Por este motivo, o Reino Unido expulsou em julho de 2007 quatro diplomatas russos, decisão apoiada por Moscou, que também suspendeu a cooperação bilateral na luta antiterrorista. EFE io/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG