Medvedev e Ahmadinejad se reunirão esta semana na Rússia (Kremlin)

O presidente russo, Dmitri Medvedev, se reunirá esta semana com seu colega iraniano, Mahmud Ahmadinejad, informou neste domingo um alto funcionário do Kremlin, em meio à forte controvérsia sobre a reeleição do líder iraniano.

AFP |

Medvedev também se reunirá com os presidentes do Afeganistão, Hamid Karzai, e do Paquistão, Asif Ali Zardari, declarou à imprensa Serguei Projodko, principal conselheiro diplomático do Kremlin.

Os encontros serão realizados durante as duas cúpulas previstas para segunda e para terça-feira em Ekaterinburgo, nos Urais: a Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCS - Rússia, China, Cazaquistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Quirguistão, além de Índia, Paquistão, Mongólia e Irã como observadores), e depois a cúpula dos quatro grandes emergentes do grupo BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China).

Ahmadinejad e Medvedev abordarão "questões ligadas ao programa nuclear do Irã e a necessidade de estender a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)", indicou o conselheiro.

Também abordarão "a situação do Iraque e do Oriente Médio em seu conjunto", disse Prijodko.

Ahmadinejad foi reeleito na sexta-feira com ampla vantagem, mas seus oponentes e o Governo norte-americano contestam a legitimidade das eleições.

as-ahe/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG