Medvedev diz que Rússia intensifica vínculos com A.Latina

Moscou, 4 abr (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, disse hoje que seu país está decidido a intensificar a cooperação com os países da América Latina em todos os terrenos.

EFE |

"A Rússia decidiu ampliar substancialmente suas relações com os Estados da América Latina", disse Medvedev, durante um comparecimento conjunto no Kremlin com a presidente do Chile, Michelle Bachelet.

Não se trata, disse, de "restabelecer relações até um nível determinado", pois, em alguns casos, "trata-se de criar as relações a partir do zero".

"A Rússia não tinha uma presença plena em todos os países da América Latina. Nas relações, houve diferentes períodos (bons e ruins) e agora Moscou quer estabelecer com os Estados da América Latina relações plenas, profundas e mutuamente vantajosas", disse.

Sobre o Chile, o chefe do Kremlin não descartou a possibilidade da assinatura de um acordo de livre-comércio.

"Naturalmente, estudaremos este tema e veremos até que ponto corresponde agora com nossa base jurídica. Mas, para o futuro, não descarto nada", disse.

Medvedev ressaltou que a Rússia poderia aproveitar as relações que estão sendo criadas com o Chile como "plataforma para estruturar as relações com outros Estados" da América Latina.

Bachelet destacou que "o Chile estima o fortalecimento das relações da Rússia com a América Latina", e ressaltou que as relações russo-chilenas "são de grande força" e "têm grandes possibilidades de se expandir a outros âmbitos". EFE bsi-mb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG