Medvedev diz que relação com EUA é prioridade

Moscou, 18 set (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, declarou hoje que as relações com os Estados Unidos são uma das prioridades de seu país e pediu que não se sacrifique por exageros o potencial dos laços bilaterais.

EFE |

"Uma das prioridades da política externa russa são as relações com os EUA, que em grande parte determinam a atmosfera geral no mundo", ressaltou Medvedev ao receber no Kremlin as credenciais de vários embaixadores, entre eles as do americano.

Segundo o presidente, Rússia e EUA contam com um "significativo potencial para o diálogo político e as relações nos âmbitos econômico e comercial, energético e de investimentos".

"Desperdiçar estas conquistas por exageros e reviver estereótipos do passado seria politicamente pouco perspicaz", disse.

"Deveríamos saber utilizar (este potencial) para conferir um novo caráter a nossas relações", afirmou o chefe de Estado.

Ele lembrou que a história das relações russo-americanas viveu várias situações tensas, mas "sempre se impôs o bom senso, o pragmatismo e se levaram em conta os interesses mútuos".

"Apesar de nossos enfoques essencialmente diferentes a respeito dos assuntos internacionais, estamos convencidos de que temos a oportunidade de construir uma cooperação construtiva a longo prazo", ressaltou o presidente. EFE egw/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG