praticamente estipulado - Mundo - iG" /

Medvedev diz que novo tratado de desarmamento está praticamente estipulado

Moscou, 24 dez (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, afirmou hoje que está praticamente estipulado o novo tratado de desarmamento nuclear com os Estados Unidos que substituirá o Start, que expirou no dia 5 de dezembro.

EFE |

"Estamos avançando muito rápido. Praticamente acordamos tudo", disse o chefe do Kremlin em entrevista a três canais de televisão, na qual fez um repasse dos eventos do ano.

Medvedev afirmou que as negociações com a parte americana são complexas, mas disse que é "normal", pois se trata de um documento que determinará bases da coexistência das maiores potências nucleares para um período de dez anos.

Insistiu em que o novo tratado de desarmamento nuclear "não é um contrato entre duas cooperativas que pode ser elaborado em 15 minutos".

O presidente russo explicou que a assinatura do novo acordo nuclear com os Estados Unidos não significa que a Rússia deixará de aperfeiçoar seu arsenal atômico.

"De qualquer forma continuaremos desenvolvendo nossas forças estratégicas ofensivas, pois sem isso não há possibilidade de defender nosso país", recalcou.

Segundo o acordo fechado em julho em Moscou pelo chefe do Kremlin e pelo presidente americano, Barack Obama, o novo tratado de desarmamento deve reduzir o número de ogivas nucleares de cada país a entre 1.500 e 1.675 em seus primeiros sete anos de vigência. EFE bsi/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG