Medvedev diz que Israel não planeja atacar o Irã

Moscou, 20 set (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, afirmou que as autoridades de Israel lhe garantiram que não têm planos de atacar o Irã, segundo uma entrevista à rede de TV CNN reproduzida hoje pelo site do Kremlin.

EFE |

Medvedev revelou que, recentemente, o presidente de Israel, Shimon Peres, lhe disse que "não tem planos de lançar nenhum ataque contra o Irã".

Perguntado se a Rússia apoiaria o Irã numa investida israelense, o chefe do Kremlin respondeu que Moscou "não pode atuar nem apoiar ninguém nessa situação", a "pior que alguém poderia imaginar".

Sobre a decisão da Rússia de vender a Teerã baterias antiaéreas, Medvedev disse que os russos "nunca forneceram nem fornecerão ao Irã nada que se encontre fora do sistema de direito internacional em vigor".

Medvedev também negou que a venda de armamentos de defesa possa levar Israel a lançar um ataque contra o Irã.

Ao se referir às preocupações da comunidade internacional com as aspirações nucleares do Irã, o presidente russo afirmou que é preciso criar um "sistema de motivações" para que Teerã adote "um comportamento correto no âmbito de seu programa nuclear".

Ainda segundo Medvedev, o Irã tem a obrigação de cooperar com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), mas a comunidade internacional deveria dar estímulos para que Teerã queira essa cooperação.

"Antes de falarmos da adoção de determinadas sanções adicionais, temos que aproveitar todos os espaços (...). Sim, devemos estimular o Irã, mas temos que estar certos de que não nos resta nenhuma outra opção e que nossos colegas iranianos não nos ouvem", comentou. EFE bsi/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG