Moscou, 30 dez (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, destacou que em 2009 foram fortalecidas as relações entre Moscou e Washington, em mensagem de saudação ao colega dos Estados Unidos, Barack Obama, por causa do Ano Novo, divulgada hoje pelo escritório de imprensa do Kremlin.

"Ao fazer um balanço do ano que acaba, suponho que podemos somá-lo, sem dúvida, aos ativos da interação russo-americana", assinala o texto.

Medvedev ressalta que em 2009 "foi possível fortalecer as relações bilaterais" e "ampliar a cooperação" entre os países no âmbito internacional, assim como "avançar em direção à construção de uma associação da Rússia com os Estados Unidos, beneficente e de longo prazo".

"É importante o fato de que os princípios da confiança, a franqueza e a disposição de tomar em consideração os interesses da outra parte se transformaram na base dos enfoques renovados sobre o desenvolvimento das relações entre nossos países", acrescenta o presidente russo.

Indica que a Rússia e os EUA têm pela frente "novas e ambiciosas tarefas".

"Confio que no próximo ano continuaremos nosso trabalho ativo e o diálogo construtivo em prol do desenvolvimento das relações bilaterais, do fortalecimento da estabilidade estratégica e da elaboração de respostas positivas aos desafios globais da atualidade", conclui Medvedev. EFE bsi/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.