Medvedev destaca importância do Brasil como parceiro da Rússia na A. Latina

Rio de Janeiro, 26 nov (EFE) - O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, encerrou hoje uma visita oficial de dois dias ao Brasil na qual destacou a importância do país como principal parceiro russo na América Latina.

EFE |

"Temos a intenção recíproca de ampliar a cooperação em todas as áreas", disse Medvedev durante um discurso oficial no Rio de Janeiro após a assinatura de vários acordos de cooperação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os dois presidentes emitiram também uma declaração conjunta e destacaram a intenção dos respectivos Governos de ampliar as relações estratégicas em várias frentes.

"Eu gostaria de destacar os resultados construtivos de nosso trabalho de ontem (terça-feira) e hoje", disse Medvedev sobre "todo um pacote de acordos" bilaterais e a decisão mútua de coordenar no futuro as posições de Brasil e Rússia no cenário internacional.

"É óbvio que estamos coordenando nossa política externa, algo indispensável na situação atual", declarou o governante russo em referência à crise financeira global.

Medvedev e Lula assinaram acordos de cooperação nas áreas aeroespacial e militar, assim como um convênio para eliminar a necessidade recíproca de vistos para visitas de menos de 90 dias de duração a cada país.

Para Lula, entre estes acordos, "merece especial destaque" a cooperação em tecnologia espacial, pois a Rússia está ajudando o Brasil a desenvolver seu próprio Veículo Lançador de Satélites (VLS).

Os dois presidentes coincidiram na necessidade de que as relações comerciais abarcam mais que a troca bilateral de matérias-primas e produtos básicos, para incluir mais bens manufaturados e de alto valor agregado.

O governante russo deixou hoje o Rio de Janeiro rumo à Venezuela, próxima etapa de uma viagem pela América Latina que o levará também a Cuba e que foi iniciada no Peru. EFE ol/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG