Medvedev critica Bush sobre escudo antimísseis, mas pode cooperar sobre Irã

O presidente russo Dmitri Medvedev, que participa de sua primeira cúpula do G8, enfrentou seu colega americano George W. Bush sobre o tema do escudo antimísseis americano, mas prometeu cooperar para resolver a crise nuclear iraniana.

AFP |

Seguindo os passos de seu antecessor Vladimir Putin, o novo chefe do Kremlin, que assumiu o poder em maio, expressou "sérias preocupações" sobre o projeto americano de instalar um escudo antimísseis na Europa.

"Isso é completamente inaceitável", afirmou Medvedev durante a reunião realizada no início da cúpula do G8 em Tokayo, no norte do Japão.

Os Estados Unidos querem instalar um radar de última geração na República Tcheca e interceptores de mísseis na Polônia, um projeto que suscita a hostilidade de Moscou.

Diante das dificuldades para chegar a um acordo com Varsóvia, Washington iniciou discussões com a Lituânia em junho, irritando ainda mais a Rússia.

Os Estados Unidos garantem que o projeto de escudo antimísseis não é dirigido contra a Rússia, mas contra o Irã.

Medvedev também lamentou "a ausência de progressos reais" nas negociações com Washington sobre o escudo, apesar de os americanos terem sugerido que os russos enviem inspetores nos locais de instalação e cooperem sobre a defesa antimísseis.

Dizendo-se pronto para "normalizar as relações" com a Geórgia pró-americana, que acusa Moscou de querer anexar a região separatista da Abkházia, o presidente russo também lamentou "a falta de vontade das autoridades georgianas neste sentido".

Para tentar amenizar suas críticas, Medvedev prometeu a Bush que fará todo o possível para ajudar a resolver a crise nuclear iraniana.

"A Rússia está disposta a seguir trabalhando com todas as partes envolvidas para chegar a um acordo", declarou o conselheiro diplomático de Medvedev, Serguei Prokhodko.

Moscou mantém uma relação privilegiada com Teerã.

vl/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG