Medvedev confia em melhora das relações com os EUA sob Obama

Moscou, 15 jan (EFE).- O presidente russo, Dmitri Medvedev, disse hoje que confia no desenvolvimento construtivo das relações com os Estados Unidos após a posse de Barack Obama, e afirmou que seu país está disposto a isso.

EFE |

"Queremos que estas relações se desenvolvam, e que se façam de forma intensiva, construtiva e em todos os âmbitos", declarou Medvedev durante um encontro em Moscou com o embaixador russo nos Estados Unidos, Serguei Kisliak.

"Naturalmente, confiamos em que com a chegada da nova administração, a relação entre nossos países adquira um desenvolvimento adequado, precisamente porque nos últimos tempos nossas relações acumularam bastantes problemas", ressaltou, citado por agências.

Medvedev se mostrou esperançoso de que em seu primeiro encontro com Obama abordem o estabelecimento de relações "estáveis e ativas".

Ele ressaltou que a posição de Moscou e Washington difere em muitos assuntos, mas que, em determinadas questões da realidade atual, ambos os países estão unidos.

"Nestes momentos, e a julgar pelas declarações feitas pelo presidente eleito e alguns integrantes de seu futuro Governo, existe a disposição para o desenvolvimento destas relações", assinalou.

O presidente russo lembrou que isso já se deixou entrever na conversa que manteve com Obama para felicitá-lo por seu triunfo eleitoral.

Medvedev opinou que a Rússia e os Estados Unidos deveriam cooperar "diariamente" em assuntos como a superação da crise financeira mundial, a luta contra o terrorismo, o crime organizado e o narcotráfico, além d a proliferação de armas de destruição em massa.

Além disso, ressaltou a necessidade de aprofundar a cooperação bilateral, em primeiro lugar em matéria econômica, e orientou o embaixador russo a trabalhar nesta direção.

Hoje mesmo, Medvedev abordou as relações russo-americanas em reunião com o Conselho de Segurança adjunto ao Kremlin. EFE egw/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG