Medvedev completa 44 anos com felicitações de líderes mundiais

Moscou, 14 set (EFE).- Líderes de todo o mundo felicitaram hoje em seu 44º aniversário o presidente russo, Dmitri Medvedev, à frente do Kremlin desde maio de 2008.

EFE |

Entre as felicitações, destaca-se a mensagem do líder norte-coreano, Kim Jong-il, que desejou ao chefe do Kremlin "sucesso" em seu trabalho, informaram as agências russas.

Também não faltaram a dos líderes das regiões separatistas georgianas da Abkházia, Serguei Bagapsh, e Ossétia do Sul, Eduard Kokoiti, que o agradeceram por sua contribuição à independência e à segurança de seus territórios.

O presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, a quem recentemente Medvedev acusou, em mensagem, de dirigir uma política antirrussa, também felicitou seu colega russo com uma breve carta.

Casado com Svetlana e com um filho, Ilya, Medvedev iniciou sua ascensão ao poder quando conheceu o que seria seu antecessor no cargo e atual primeiro-ministro, Vladimir Putin, quando os dois assessoravam o prefeito de São Petersburgo, Anatoli Sobchak, antes da queda da URSS.

No final dos anos 90, foi chamado por Putin a Moscou para dirigir sua campanha eleitoral e assumir a direção da maior companhia de gás do mundo, a Gazprom.

Após vários anos como chefe do gabinete da Presidência, foi nomeado primeiro vice-primeiro-ministro do Governo russo em 2005 e, no final de 2007, foi designado oficialmente candidato à Presidência russa.

Medvedev, que ganhou as eleições presidenciais de março de 2008 com 70,2% dos votos e desenvolveu em suas primeiras semanas no cargo um discurso liberal, ordenou em agosto daquele ano a incursão das tropas russas na Ossétia do Sul para "impor a paz" à Geórgia.

Desde então, reconheceu a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia, propôs a criação de um novo sistema de segurança na Europa e lançou negociações de desarmamento nuclear com o presidente americano, Barack Obama. EFE io/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG