Medvedev chega à capital da Ossétia do Sul em visita de trabalho

Moscou, 13 jul (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, chegou hoje em uma visita de trabalho a Tskhinvali, capital da região separatista georgiana da Ossétia do Sul, que Moscou reconhece como Estado independente.

EFE |

Medvedev foi recebido junto à sede da Presidência da Ossétia do Sul pelo presidente Eduard Kokoiti, e centenas de habitantes da capital da região separatista, informou hoje a agência russa "Interfax".

"O povo da Ossétia do Sul lhe agradece o apoio, o reconhecimento de nosso Estado e, como já disseram hoje os anciãos, estamos agradecidos pela salvação de nosso povo pouco numeroso", disse Kokoiti, citado pela agência oficial "RIA Novosti", no começo de sua reunião com o presidente russo.

O líder separatista acrescentou que "hoje, para nossa república, para todo nosso povo, é uma grande festa por ocasião de sua chegada.

Muito obrigado".

"Queria agradecer que tenha me convidado a visitar um novo país, um novo Estado - a Ossétia do Sul -, que surgiu como resultado de eventos dramáticos e que realmente foi respaldado pelo povo russo nos momentos difíceis", disse Medvedev.

O chefe do Kremlin ressaltou que a Rússia e a Ossétia do Sul têm agora não só um "glorioso passado", mas também uma sólida base legal, vários tratados que as unem.

"Temos uma série de projetos para restabelecer a economia e o âmbito social na república", acrescentou.

A Ossétia do Sul foi cenário, em agosto do ano passado, de uma guerra de cinco dias, na qual o Exército russo combateu do lado dos separatistas e invadiu a Geórgia.

Pouco após o fim das operações militares, a Rússia reconheceu a independência da Ossétia do Sul e também da Abkházia, outra região separatista georgiana. EFE bsi/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG