Moscou, 11 jun (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, afirmou hoje em Moscou que seu país está disposto a colaborar com qualquer Governo americano.

"Rússia e Estados Unidos estão predestinados a colaborarem no mais amplo leque de questões internacionais. A Rússia está disposta a manter um diálogo construtivo entre parceiros com a nova Administração americana", declarou o presidente durante o discurso inaugural do 10º Congresso Mundial da Imprensa Russa.

Ele afirmou que os dois países têm uma enorme responsabilidade em manter a estabilidade e a segurança no mundo.

"Cooperaremos para enfrentar todos os desafios globais, independentemente de quem chegue à Casa Branca", declarou Medvedev, que afirmou que vê as relações entre os dois países com um otimismo razoável.

Segundo o novo presidente russo, "os oito anos (de Presidência de Vladimir Putin) não foram em vão, pois Rússia e Estados Unidos avançaram em muitos aspectos".

Entre estas questões, Medvedev citou os esforços conjuntos no âmbito da luta contra o terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa, assim como em relação com a mudança climática.

"Além disso, não mencionei as relações econômicas e comerciais, nem as culturais e humanitárias, que também são muito boas", concluiu o presidente. EFE egw/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.