Médicos extraem tumor de 18 quilos do útero de libanesa

Beirute, 4 ago (EFE) - Uma equipe médica do hospital Jabal Amel, na cidade libanesa de Tiro, extraiu um tumor benigno de 18 quilos do útero de uma mulher de 45 anos, informou hoje à Agência Efe o cirurgião responsável pela operação, Nasser Farran. Segundo Farran, a operação, que durou duas horas e meia, foi bem-sucedida e a mulher se encontra em situação estável, à espera de receber alta, o que ocorrerá provavelmente amanhã. No caso desta paciente, o tumor estava crescendo há dez anos e ela tinha um abdômen tão grande que parecia grávida, apesar de ser solteira, destacou o médico. Dias antes da operação, a mulher começou a sentir fortes dores. Fizemos imediatamente uma laparotomia (incisão cirúrgica do abdômen) exploratória. Vimos que a origem da doença era um fibroma muito grande no útero, com outros menores, acrescentou.

EFE |

Segundo Farran, o caso desta paciente, que estava há quase um ano sem poder deitar de bruços, é "raro, porque estes tumores acarretam sintomas e o doente geralmente procura um médico".

"No entanto, algumas vezes, a ignorância e a falta de recursos econômicos fazem com que o paciente não vá ao médico", disse.

O médico destacou que não é a primeira vez que viu um tumor deste tipo.

Há quatro anos, Farran operou outra paciente que tinha um cisto no ovário de 16 quilos. EFE ks/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG