McItaly causa polêmica na Itália

Um novo sanduíche lançado pela rede de fast-food McDonalds na Itália está provocando uma polêmica sobre a tradição culinária do país. O McItaly, um hambúrguer de carne 100% italiana, acompanhado de alface, creme de alcachofras e queijo asiago, irritou os críticos gastronômicos, que defendem que o produto não tem nada a ver com a cozinha italiana.

BBC Brasil |

"O hambúrguer não pertence à cultura italiana, é algo importado da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos", reclamou, em entrevista à BBC, o crítico Emiliano Mei.


McItaly é vendido na Itália / Reprodução

Mas a novidade ganhou o apoio do governo do país, e o próprio ministro da Agricultura, Luca Zaia, está indo a várias lanchonetes da rede para promover o sanduíche.

"Não é todo mundo que tem o privilégio e o tempo para poder frequentar restaurantes cinco estrelas. E muitos jovens estão preferindo esse tipo de lanche rápido e saudável", explicou Zaia à BBC.

Assista ao vídeo:

Imagem

O McDonald's se defende das acusações de estar "destruindo" a imagem da Itália.

"Acho que fizemos a coisa certa pois estamos ajudando os italianos a conhecer melhor a alta qualidade dos ingredientes de seu país", disse Paolo Mereghetti, representante da rede americana na Itália.

Inicialmente, a clientela estranhou o McItaly.

Mas a polêmica parece ter se transformado em publicidade gratuita para o McDonald's: a rede diz estar vendendo 100 mil unidades do novo sanduíche por dia em todo o país.

Leia mais sobre Itália

    Leia tudo sobre: itália

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG