Bagdá, 15 ago (EFE).- O presidente iraquiano, Jalal Talabani, se reuniu com uma delegação de senadores dos Estados Unidos liderada pelo ex-candidato presidencial John McCain, para analisar temas ligados às relações entre os dois países e à controvérsia sobre a cidade de Kirkuk, rica em petróleo, informaram hoje fontes oficiais.

"Talabani recebeu ontem à noite uma delegação de senadores dos EUA liderada por McCain e integrada também pelos legisladores Joseph Lieberman, Lindsey Graham e Susan Collins", diz um comunicado da Presidência iraquiana divulgado hoje em Bagdá.

O presidente iraquiano também discutiu com a delegação americana os eventos acontecidos no processo político iraquiano e a situação de segurança vivida no país.

Talabani explicou aos senadores os resultados dos contatos feitos pelas diferentes forças políticas para pactuar posturas e pontos de vista, com o fim de criar alianças visando às eleições legislativas programadas para janeiro próximo.

No diálogo também foram abordadas as diferenças sobre a rica cidade petrolífera de Kirkuk, cerca de 250 quilômetros ao norte de Bagdá, cenário de uma disputa pelo controle entre árabes, turcomanos e curdos.

Os curdos desejam que a cidade faça parte da região autônoma do Curdistão iraquiano, enquanto árabes e turcomanos querem que permaneça exclusivamente dentro do Iraque. EFE am/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.