McCain se reunirá com Uribe em visita a Cartagena das Índias

Bogotá, 29 jun (EFE) - O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, John McCain, em sua visita de dois dias a Cartagena das Índias, se reunirá com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, com empresários e petroleiros americanos para avaliar as projeções econômicas das companhias dos EUA na Colômbia.

EFE |

O ministro de Agricultura colombiano, Andrés Felipe Arias, disse hoje a jornalistas que, além de analisar o Tratado de Livre Comércio (TLC) assinado entre os dois países e que espera que seja ratificado no Congresso dos Estados Unidos, serão debatidos temas como a cooperação na luta contra o tráfico de drogas e o terrorismo.

"Achamos que com o senador McCain pode ser dado impulso (ao TLC), mas a verdade é que o Tratado de Livre-Comércio entre Colômbia e Estados Unidos é um acordo que vai muito além do comercial, que tem a ver com o político, com o apoio que os Estados Unidos dão à Colômbia", disse o funcionário colombiano.

Além de se reunir com Uribe e com o chanceler colombiano, Fernando Araújo, o candidato republicano se encontrará com investidores e petroleiros que estão na Colômbia para avaliar as projeções econômicas das empresas dos Estados Unidos no país.

McCain, senador pelo estado fronteiriço do Arizona, prometeu dedicar, se for eleito presidente dos Estados Unidos, grande atenção à política para com os imigrantes e em direção à América Latina.

O candidato republicano destacou no sábado que acredita no livre-comércio, "inclusive no Tratado de Livre-Comércio com a Colômbia, que se encontra bloqueado no Congresso".

Segundo o senador pelo Arizona, o Congresso deve ratificar esse pacto comercial para "recompensar a Colômbia por seu complicado trabalho na hora de evitar que as drogas sigam chegando aos Estados Unidos". EFE fer/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG