McCain se distancia do partido para ganhar voto hispânico

St. Paul (EUA), 2 set (EFE).

EFE |

- Os republicanos acabaram se voltando contra John McCain ao apostarem pela "linha dura" quanto à imigração, mas o senador ainda pretende seduzir os eleitores latinos com a mensagem de que uma coisa é o partido e outra o candidato.

McCain, que recebeu 70% do voto hispânico em sua última reeleição no Arizona, é um dos que mais promovem o projeto de lei para regularizar os 12 milhões de trabalhadores clandestinos que vivem nos Estados Unidos, o que sofre com os ataques, principalmente, pela oposição inflamada de seus correligionários no Congresso.

Mesmo assim, só entre 20% e 30% dos hispânicos votaria hoje em McCain. Isso pode custar muito caro a ele em estados essenciais como Colorado e Novo México, onde há uma alta proporção de latinos.

"Em parte, está sendo penalizado por seu partido", disse David Schultz, especialista em administração pública na Universidade de Hamline (Minnesota).

E seu partido piorou ainda mais o problema ao aprovar ontem um programa eleitoral no qual promete aos eleitores medidas para deportar os imigrantes ilegais "sem demora" e sancionar as cidades que não verificarem o status migratório na hora de oferecer seus serviços, como Washington, Nova York e San Francisco.

Sobre as perspectivas de regularização dos estrangeiros, o programa é contundente. "Nos opomos à anistia", diz ao deixar claro que rejeita qualquer "legalização em massa".

A declaração é notável, porque se trata do programa eleitoral oficial do partido, que normalmente é um decalque das posições do candidato à Presidência.

"Há muito descontentamento com o partido" entre os hispânicos, reconheceu o congressista republicano Lincoln Diaz-Balart em entrevista no Xcel Energy Center, estádio em que ocorre a convenção republicana.

Diaz-Balart disse que os latinos lembrarão que McCain foi "o melhor aliado" dos legisladores que apóiam a reforma migratória. EFE cma/bm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG